Perguntas Frequentes

PAIS 2022

1) O programa é gratuito?

Sim, as vagas do programa foram financiadas pelo Instituto Bancorbrás, Instituto BRB, Instituto Mais Brasal, Instituto Sabin e Instituto Sicoob. O que permite que o programa seja gratuito para as Organizações da Sociedade Civil.


2) O processo de seleção é via edital?

Não. Será por meio de um processo seletivo em que, o comitê responsável selecionará as organizações que atendam aos pré-requisitos mínimos e que tenham mais aderência com o objetivo do PAIS - 5ª edição.


3) Quais cidades podem participar?

ONGs de qualquer parte do Brasil podem participar, desde que atendam aos pré-requisitos mínimos e cumpram as etapas do processo seletivo.


4) Preciso sair de casa para participar do programa?

Não. O programa será 100% online, por meio de encontros virtuais com interação em tempo real, com facilitadores e outras organizações. Além disso, terão atividades com ferramentas digitais e assessorias online para o acompanhamento do desenvolvimento de cada organização.


5) Não possuo todos os pré-requisitos do programa, posso participar?

Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar para receber novidades de outros programas por este link e também se capacitar com os conteúdos disponibilizados no Portal do Impacto.


6) Quem da organização deve participar dos encontros?

É fundamental que a liderança da organização participe das capacitações, uma vez que no programa serão discutidos temas estratégicos e que demandam poder de decisão para realizar as mudanças propostas. Além disso, é pré-requisito mínimo a participação de uma pessoa com poder de decisão durante todo o programa.


7) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Não. Possuir CNPJ com no mínimo 1 ano de fundação é pré-requisito para participação no programa.


8) Minha organização não possui 1 ano de formalização, porém atua há mais de 1 ano. Posso me inscrever?

Infelizmente não. Um dos pré-requisitos do programa é que a organização possua um CNPJ ativo há, pelo menos, 1 ano.


9) A inscrição nesta página garante a minha vaga no programa? 

Não, esta é apenas a primeira etapa do processo seletivo. A organização deve cumprir com as outras etapas para completar a inscrição.


10) Quando minha vaga no programa será confirmada?

A divulgação das organizações pré-selecionadas será em junho. 


11) Preciso inscrever 2 representantes da minha organização para participar?

Sim, cada organização tem direito a duas vagas. No entanto, é crucial que ao menos um dos participantes seja alguém com poder de decisão dentro da sua OSC.


12) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?

O programa é conduzido pela equipe da Phomenta, que possui experiência acelerando mais de 250 organizações de todas as regiões do Brasil. A ementa com mais detalhes do conteúdo será divulgada no início do programa, podendo sofrer alterações conforme necessidades e demandas das organizações participantes.


13) Os participantes são fixos?

Sim. Uma vez definido pela organização quem serão os representantes durante o programa, é importante que não ocorram mudanças, já que os conteúdos são conectados e seguem uma didática onde um encontro está ligado ao outro - isso significa que se um participante perde o conteúdo do encontro online 1, dificilmente consegue acompanhar o encontro online 2.

Share by: